MOSTRAS

Mostra Competitiva Nacional

Nesta mostra são exibidas animações produzidas no Brasil. Geralmente produções de dois anos anteriores a edição atual do festival.

Elas servem como uma plataforma para destacar o talento local e promover a indústria de animação nacional.

As obras podem abranger uma variedade de estilos, técnicas e gêneros. Os filmes são recebidos através da plataforma Filmfreeway e são selecionados por profissionais curadores da área de animação.

Já durante o festival, o corpo de júri técnico analisa essas obras e premia as seguintes categorias:

Melhor Filme (júri oficial), Melhor Filme (júri popular), Melhor direção, Melhor Roteiro, Melhor direção de Arte, Melhor Desenho de Som, Melhor Trilha Musical, Melhor Técnica de Animação e Melhor Prêmio da Imprensa.

Mostra Competitiva Internacional

Na mostra competitiva internacional, são exibidas animações de todo o mundo, representando a diversidade cultural e criativa da arte da animação global.

As obras são selecionadas com base em critérios como qualidade artística, originalidade, inovação técnica e narrativa.

Assim como na mostra competitiva nacional, a mostra internacional também pode ser dividida em várias categorias para premiação, permitindo que diferentes tipos de animações sejam reconhecidos e celebrados.

Nesta também tem os prêmios de:

Melhor Filme (júri oficial), Melhor Filme (júri popular), Melhor direção, Melhor Roteiro, Melhor direção de Arte, Melhor Desenho de Som, Melhor Trilha Musical, Melhor Técnica de Animação e Melhor Prêmio da Imprensa.

Mostra de Animação CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste)

A mostra de animação CONNE, na verdade, veio como uma transformação da Panorama da animação goiana, mostra que contemplou a programação nas últimas edições do festival.

Mas como a necessidade e importância de reafirmação de filmes produzidos fora do eixo RJ-SP, a decisão de expandir a mostra incluindo os outros estados da região CONNE, surge então essa nova mostra.

Mostra Gondwana

A ideia surgiu a partir do encontro com a curadora Kalor, que tem uma vasta experiência com a pesquisa de cinema de animação negra.

A Mostra Gondwana, reúne filmes dos países de África e Américas, com foco na animação feita por pessoas racializadas nesses países, incluindo os povos originários. “Gondwana, então, significa a retomada da união desses dois territórios”.

Mostras Parceiras

As mostras parceiras são advindas da parceria com outros festivais a cada edição do festival.

A ideia é propor um intercâmbio de culturas através da animação. Trazendo o que há de melhor em outro festival para o público do Lanterna Mágica.

Mostra longas-metragens

Longas-metragens convidados por uma curadoria especializada do Lanterna Mágica, para comporem essa mostra, juntamente com um debate e estudo de caso sobre o processo de criação e ou produção dos filmes.

Mostra Infantil

Filmes de curta-metragem nacionais e internacionais com classificação indicativa livre pensados exclusivamente para as crianças frequentadoras do festival. Essa mostra é para toda a família.

Sessão Escola

A sessão escola é muito parecida com a mostra infantil, mas a diferença aqui é que o público é exclusivo das escolas públicas de ensino de Goiânia e Goiás.

Mostra latino-americana

Animações de toda a américa latina, representando a diversidade cultural e criativa da arte da animação latino americana. As obras são selecionadas com base em critérios como qualidade artística, originalidade, inovação técnica e narrativa.

Mostra de Inteligência Artificial

Inovando mais uma vez, o Lanterna Mágica cria uma mostra com filmes feitos exclusivamente com ferramentas de inteligência artificial.

Junto à mostra, sempre teremos 
debates importantes com profissionais atuantes neste mercado, formas de aprender, implementar, aprimorar e entender os direitos deste mercado de IA.

Rolar para cima