
MOSTRAS
Mostra Competitiva Nacional
This exhibition showcases animations produced in Brazil. Generally productions from two years prior to the current edition of the festival.
They serve as a platform to highlight local talent and promote the national animation industry.
Works can encompass a variety of styles, techniques and genres. The films are received through the Filmfreeway platform and are selected by professional curators in the animation field.
During the festival, the technical jury analyzes these works and awards the following categories:
Best Film (official jury), Best Film (popular jury), Best direction, Best Screenplay, Best Art Direction, Best Sound Design, Best Musical Score, Best Animation Technique and Best Press Award.

MELHOR FILME / Best Movie [Júri Oficial]
GUARACY – Guaracy se destaca por apresentar uma estrutura coesa, onde todos os elementos convergem para dar vida a um roteiro original, simples, porém cativante e poético. Com uma narrativa articulada e uma estética visual imponente, o filme combina elementos gráficos diversos, evidenciando um trabalho integrado entre as várias camadas da produção.
MELHOR DIREÇÃO / Directing Award
CHERRY, PASSION FRUIT – Cherry, Passion Fruit impressiona pela complexidade de sua estrutura narrativa e pelo roteiro maduro. A direção é o ponto alto, articulando habilmente os elementos poéticos da obra para contar uma história profunda e marcante.
MELHOR ROTEIRO / Screenwriting Award
A VIAGEM DE TETÊ – A Viagem de Tetê apresenta uma narrativa lúdica que encanta especialmente as mães ao tratar do dilema da amamentação de forma carinhosa e quase fantasiosa. A composição sonora e visual traz um toque especial à trama, com um roteiro que conversa com públicos de todas as idades.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE/ Art Direction
O NOME DA VIDA – O Nome da Vida aborda a ditadura militar através de uma estética visual impactante. As cores marcantes, traços precisos, ruídos visuais, sujeiras intencionais e luzes focais criam uma atmosfera intensa, imersiva e absolutamente alinhada com a tensão do enredo.
MELHOR DESENHO DE SOM / Sound Design
GUARACY – Em Guaracy, sons capturados in loco se combinam com narração em off e um desenho de som sofisticado, criando uma harmonia perfeita com as técnicas de animação e os elementos visuais, amplificando a magia da história.
MELHOR TRILHA MUSICAL / Best Original Musical Score
BALADA PARA RAPOSO TENÓRIO – Com uma história sobre a colonização do interior do Brasil, Balada para Raposo Tenório se destaca pela trilha sonora original e cativante, que combina força, harmonia e singularidade, enriquecendo a narrativa.
MELHOR TÉCNICA DE ANIMAÇÃO / Animation Technique
PÁRIA – Pária impressiona por sua técnica, que mescla aquarela, elementos digitais e manchas gráficas em movimento. As chamas flamejantes e inquietantes intensificam a tensão crescente, culminando em um ápice narrativo poderoso.
MENÇÃO HONROSA
ANACLETO, O BALÃO – Anacleto é um daqueles filmes que nos conquista pela simplicidade do tema e a forma agradável, lúdica e contagiante com que consegue nos contar a história, com uma arte linda que corrobora com o design de som e a trilha, este é um filme que merece ser aplaudido.
MELHOR FILME [IMPRENSA / PRESS AWARD]
Anacleto, o Balão
MELHOR FILME [Júri Popular]
Guaracy
International Competitive Show
In the international competitive exhibition, animations from around the world are displayed, representing the cultural and creative diversity of the art of global animation.
The works are selected based on criteria such as artistic quality, originality, technical innovation and narrative.
Just like the national competitive show, the international show can also be divided into several categories for awards, allowing different types of animation to be recognized and celebrated.
It also has prizes for:
Best Film (official jury), Best Film (popular jury), Best direction, Best Screenplay, Best Art Direction, Best Sound Design, Best Musical Score, Best Animation Technique and Best Press Award.

















MELHOR FILME / BEST MOVIE [ Júri Oficial / OFFICIAL JURY ]
PIETRA – Pietra encanta ao contar, sem diálogos, uma história simples, mas profundamente comovente e atual. A animação em stop-motion, com cenários e bonecos excepcionais, transmite emoções sutis de forma graciosa. Somam-se a isso uma trilha sonora e um desenho de som magníficos, resultando em uma experiência emocionante.
MELHOR DIREÇÃO / DIRECTING AWARD
IN THE SHADOW OF THE CYPRESS – Nesta obra poética e fantasiosa, a direção brilha ao integrar todos os elementos narrativos e visuais, criando uma aventura repleta de tensão, reflexão e euforia. Os personagens bem construídos e com múltiplas camadas enriquecem a narrativa.
MELHOR ROTEIRO / SCREENWRITING AWARD
PERCEBES – Percebes destaca-se ao transformar um elemento simples da cultura regional, como um tipo específico de marisco, em uma narrativa leve e cativante. Com personagens bem elaborados e um roteiro coeso, a animação prende a atenção do público do início ao fim.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE / ART DIRECTION
PAPILLON – Papillon surpreende pela complexidade técnica e pela maneira como a arte interage com a narrativa. A densidade da tinta em movimento reforça a tensão crescente da história, tornando a direção de arte um elemento narrativo à parte.
MELHOR DESENHO DE SOM / SOUND DESIGN
THE CAR THAT CAME BACK FROM THE SEA – Apesar de seu traço simplificado, a animação The Car that Came Back from the Sea apresenta um desenho de som tão expressivo que, mesmo de olhos fechados, o espectador é capaz de imaginar as imagens que acompanham os diversos foleys. Essa riqueza sonora complementa perfeitamente o simbolismo do filme.
MELHOR TRILHA MUSICAL / BEST ORIGINAL MUSICAL
In the Shadow of the Cypress
MELHOR TÉCNICA DE ANIMAÇÃO / ANIMATION TECHNIQUE
STEPS TO FLY (Pasos para Volar) – Pasos para Volar conquista o público com uma animação em stop-motion fluida e criativa. Os personagens, feitos de madeira, arame e materiais simples, são fascinantes, e a técnica permite que a história cative e emocione profundamente.
MENÇÃO HONROSA / HONORABLE MENTION
Go My Way / Yo Voy Conmigo – Um filme que, apesar de sua simplicidade, surpreende pela intensidade e excelência do roteiro. A narrativa ganha força com personagens ricamente ilustrados e de grande complexidade, que se redescobrem constantemente ao longo da história. Esses elementos se integram de maneira harmoniosa, elevando a obra e proporcionando uma experiência marcante.
MELHOR FILME / BEST MOVIE [ IMPRENSA / PRESS AWARDS]
Papillon
MELHOR FILME / BEST FILM [ JÚRI POPULAR / AUDIENCE CHOICE AWARD]
In the shadow of the cypress
Mostra goiana
A mostra de animação goiana, na verdade, veio como uma transformação da Panorama da animação goiana, mostra que contemplou a programação nas últimas edições do festival.
But with the need and importance of reaffirming films produced outside the RJ-SP axis, the decision to expand the exhibition to include other states in the CONNE region, this new exhibition appears.

Gondwana Show
The idea came from a meeting with curator Kalor, who has extensive experience with research into black animated cinema.
The Gondwana Exhibition brings together films from African and American countries, focusing on animation made by racialized people in these countries, including native peoples. “Gondwana, then, means the resumption of the union of these two territories”.
-SAKAKI, Dir. Alexandre Nakahara,Co-dir. Barcabogante | Brasil/Bolívia | 11’36”
-B BLACK BARBIE, Dir. Comfy Arthur | Gana | 6’40”
-DONA BEATRIZ, Nsimba Vita, Dir.Catapreta | Brasil | 20′
-ABLOOM, Dir. Anirud Sah | Índia | 15′

Show feature films
Feature films invited by a specialized curator from Lanterna Mágica, to make up this exhibition, together with a debate and case study on the process of creation and/or production of the films.

PATROCÍNIO:

PRODUÇÃO:


APOIO:












REALIZAÇÃO:
